Início » Devocional » Quatro Portas para Construção dos Sonhos de Deus

Quatro Portas para Construção dos Sonhos de Deus

Pr. Marcelo Almeida    -    Texto Base: II Re 2:9-12

Introdução

A razão de Deus trazer você à existência são os seus sonhos! Quem não tem propósito, não sabe a razão da vida.

São os sonhos que te levam a cumprir o propósito de Deus. Elias e Eliseu tinham o sonho de ver a nação de Israel redimida, de ver o mover de Deus e de serem protagonistas de uma genuína visitação de Deus.  Veja através do relacionamento de Elias e Eliseu as portas delicadas que você deve identificar na sua vida para a construção dos sonhos de Deus. Se você falhar em identificar essas portas, você irá perder muito tempo ou irá comprometer a sua capacidade de frutificação.

  1. 1.        Primeira porta – Quem é a fonte de inpiração da sua vida?

Vemos, segundo o texto, que Eliseu era a fonte de inspiração de Elias. Elias já havia encontrado significado, relevância e satisfação no sonho de Deus, agora era chegada a hora de Eliseu. Essa era a única razão para Eliseu ter largado tudo e perseverantemente andar com aquele homem de Deus. Eliseu conseguiu identificar quem era a fonte de inspiração na sua vida e você também precisa identificar quem é a fonte de inspiração que Deus tem colocado diante de você! Podemos ver esse relacionamento também na vida de Davi e Samuel. Davi encontrou em Samuel a sua fonte de inspiração porque, quando Davi tornou-se rei, fez exatamente o que Samuel havia feito!

Essa inspiração é também um referencial de obra de Deus! Não existe um sonho sem um modelo! Deus vai trazer modelos para a sua vida! Se você falhar em identificar essas pessoas, sendo leviano e irresponsável, Deus vai passar essas pessoas através da sua vida e você há de perdê-las! Essas pessoas serão poderosamente usadas por Deus para mudar o rumo da sua existência inteira. Serão usadas também como instrumentos de Deus para definir sonhos e propósitos na sua vida! Seus valores hão de mudar! Quem é, quem foi ou quem tem sido essa fonte de inspiração na sua vida? Identifique e entre por esta porta, faça dele um referencial!

 

  1. 2.        Segunda porta – As ferramentas de Deus, a maneira de Deus e a estratégia de Deus para os seus sonhos se cumprirem.

 

Elias não foi apenas essa grande fonte de inspiração para Eliseu, mas também deu as ferramentas para ele. Ele deu todas as direções necessárias. São poucas pessoas que Deus vai usar para compartilhar com você tais ferramentas: como fazer, a estratégia, o modo, a maneira. Deus vai te dar essas pessoas! Você precisa estar sensível para identicar e tomar como exemplo esses tipos de ferramentas!

Deus há de trazer pessoas certas, com a chave de Deus em mãos, que vai abrir portas que você não sabia abrir antigamente! Deus vai te dar pessoas chaves que irão compartilhar com você a estratégia, o modo e a maneira! Você é capaz de identificar as pessoas usadas por Deus como ferramentas que tem causado avanço na sua vida, que tem influenciado e te levado a crescer? Cuidado, porque são poucas as pessoas que Deus irá colocar na sua vida para compartilhar essas ferramentas!

 

  1. 3.        Terceira porta – Referencial de obra e liderança.

 

Eliseu viu em Elias esse referencial. Referencial de posicionamento, valores, prioridades, liderança.  Elias era modelo na vida de Eliseu e Eliseu conseguiu identificar Elias como seu referencial. Elias chegava a se posicionar de maneira prática em relação aos sacerdotes, em relação aos reis e à qualquer liderança. Ele tinha um modelo que havia praticado todosaqueles anos. Deus vai colocar pessoas especiais que serão referenciais na sua vida. Você vai olhar a maneira como lideravam e vai melhorar, você vai olhar a maneira como eles estruturavam e vai melhorar, você vai ver como eles treinavam líderes e você vai treinar melhor!

À medida que Deus colocar anti-exemplosé que você irá melhorar! Os japoneses nunca inventaram nada! Eles melhoraram tudo! Deus vai usar pessoas para que você siga o modelo de como ou não fazer! Você há de seguir estes referenciais e há de melhorar no que for preciso! Saul foi usado por Deus como um anti-exemplo.Davi precisou de Saul para ver como não repetir os erros. Deus vai colocar modelos de líderes preciosos para que você não venha repetir os erros deles.

Qual é o seu Elias? Qual é o seu Saul?

 

  1. 4.        Quarta porta – Pagar o preço!

 

Para construir algo relevante, você precisa pagar o preço! E qual seria esse preço? O preço do trabalho, perseverança, constância, de foco. Pagar o preço de continuar avançando mesmo diante de dor, de crítica, de oposição, mesmo diante de circunstâncias contraditórias, porque você sabe que vai valer a pena! A única maneira de você receber o galardão de Jesus, lá no final, é se perseverar até o fim! Há um padrão para o vencedor! A promessa é para o vencedor! A razão da sua existência é o sonho de Deus na sua vida, ele é o propósito!  Há um preço a pagar pelo seu sonho,mas no final há de valer a pena!  O sonho irá tomar forma cada vez mais significatica na sua vida e, quando você olhar para trás, verá quantas coisas maravilhosas Deus fez e continuará a fazer se você estiver disposto a pagar o preço!

 

 

Conclusão

 

Precisamos estar sensíveis às pessoas especiais que Deus nos dará para serem a nossa fonte de inspiração, as quais também compartilharão ferramentas preciosas e que nos levarão a cumprir o propósito de Deus. Esteja disposto a pagar o preço e ver o sonho de Deus a se cumprir através da sua vida. Fomos chamados para impactar esta nação. Deus tem te dado nestes dias pessoas chaves que hão de te conduzir ao cumprimento do propósito profético de Deus. Identifique essas pessoas e faça-as como exemplos na sua vida.

Aprenda o melhor, faça o melhor, esteja disposto a dar tudo de si e ver o sonho de Deus a se cumprir! Fomos chamados para sermos profundos em Deus, apaixonados por Ele e não pessoas superficiais. Deus busca pessoas comprometidas com a causa do Evangelho, que irão incendiar esta nação. Se você é chamado para essa grande obra, seja bem-vindo!

One comment

  1. Só temos que pedir e oSr dará

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>